NOVO LIVRO “Estudos de caso em mapeamento colaborativo”

Read in English

O novo livro organizado pelo IVIDES.org, “Estudos de caso em mapeamento colaborativo”, incluirá capítulos que relatam pesquisas concluídas, ou que já tenham resultados preliminares, e que incluam técnicas de mapeamento colaborativo (PGIS, PPGIS, OSM, formulários on-line, …). A previsão de que a obra aberta seja bilíngue, em língua portuguesa (pt-BR) ou inglesa (en-US).

O capítulo inicial, de autoria da Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org® e Observatório do Mapeamento Participativo), organizadora do livro, versará sobre o panorama recente da utilização do OpenStreetMap em mapeamentos colaborativos. O Prefácio será assinado pelo Dr. Séverin Ménard (UN Mappers, UNGSC). Os estudos de caso comporão o miolo da obra.

O livro é pensado, ao menos, como sendo no formato digital (PDF) e de acesso público, sendo registrado na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e recebendo um ISBN, uma ficha catalográfica e um código de barras; cada capítulo terá o registro individualizado do DOI, sem ônus para os(as) autores(as). O limite de autores(as) é de 10 pessoas por capítulo e os casos excepcionais devem ser comunicados, desde já, à organizadora da obra, para análise (favor utilizar o campo de observações ao final do formulário de submissão disponibilizado nesta chamada).

Os textos submetidos (capítulos sobre estudos de caso) contém minimamente:

  • Contextualização e justificativa – apresentação da problemática que levou ao desenvolvimento da pesquisa;
  • Objetivo geral e objetivos específicos da pesquisa;
  • Como foi (está sendo) o desenvolvimento da pesquisa, as vantagens e limitações da(s) técnica(s) de mapeamento adotada(s) e outros detalhes relevantes, relacionados à metodologia adotada;
  • Principais resultados alcançados (ou resultados preliminares de pesquisas em andamento); e
  • Sugestões de pesquisas futuras – encaminhamento de novos objetos de pesquisa, que, porventura, não puderam ser contemplados no desenvolvimento da pesquisa; ou cenários futuros, que merecem ser investigados.

Os resumos submetidos serão avaliados quanto à pertinência à temática do livro (mapeamento colaborativo) e quanto à qualidade geral (clareza, organização, completude). Adiante, será enviado o modelo (layout) e as demais normas para formatação.

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER O RESUMO

  • Atenção! Este formulário eletrônico foi desenvolvido com Enketo® Express for KoboToolbox, que armazena cookies, para que o formulário carregue corretamente. Caso a página não carregue, habilite o armazenamento de cookies no navegador web ou troque de navegador.

PRAZOS INICIAIS

20/04/2024 – Envio do aceite da proposta de capítulo.

10/07/2024 – Envio dos originais, pelos(as) autores(as), no total de 25 a 30 páginas, já incluindo as figuras, tabelas, lista final de referências etc.

10/04/2025 – Publicação da versão final digital.