Projetos & Eventos

Destaque para os principais projetos de pesquisa, consultorias, assessorias e plataformas digitais desenvolvidos pelo Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org. Algumas destas iniciativas em parceria com atores internacionais. Para saber mais sobre desenvolvimento de projetos de pesquisa e de outros tipos de iniciativas, tais como a coordenação de eventos, a editoração de livros ou a criação de plataformas digitais geoespaciais na Internet, entre em contato pelo e-mail ivides@ivides.org. Para conhecer todo o portfólio de serviços oferecidos pelo IVIDES.org, visite a página de serviços deste portal.

PROJETOS DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

CONSULTORIAS E ASSESSORIAS


Informações para redução de riscos e desastres (RRD) no município de Maricá – Rio de Janeiro, Brasil

Web map em construção e coordenado pelo IVIDES.org, na pessoa da Dra. Raquel Dezidério Souto, fruto da pesquisa em desenvolvimento que visa disponibilizar uma plataforma de mapeamento dos dados oficiais e colaborativos, no âmbito da redução de riscos e desastres que têm ocorrido no estado do Rio de Janeiro (Brasil), tendo o município de Maricá como área de interesse (AOI) piloto do projeto. O projeto utiliza 100% softwares livres e adota o OpenStreetMap como base cartográfica colaborativa digital. Ver página completa do mapa.

Projeto ativo (início em 2023).

Ver mais


Plataforma Colaborativa para Mapeamento de Aspectos da Zona Costeira

Desenvolvimento de plataforma colaborativa para mapeamento de aspectos positivos e negativos da Zona Costeira do Brasil. Parte da plataforma de iniciativas para alcance dos ODS das Nações Unidas.

Projeto ativo (início em 2019).

Ver mais


Plataforma Colaborativa para Mapeamento dos Remanescentes Industriais na Cidade do Rio de Janeiro

Consultoria técnica no desenvolvimento de plataforma web para mapeamento colaborativo dos remanescentes industriais na Cidade do Rio de Janeiro. Parceria com o Laboratório de Pesquisas Urbanas (LAPU), do Programa de Pós-graduação em Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Prourb/FAU/UFRJ.

Projeto ativo (início em 2023).

Ver mais


Geocodificação de empreendimentos habitacionais de dois programas públicos federais brasileiros

Consultoria para geocodificação dos empreendimentos imobiliários dos programas habitacionais Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Programa Casa Verde e Amarela (PCVA) mantidos pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Brasil.

Esta pesquisa é coordenada pela UFF (Campos dos Goytacazes) e tem a participação do IVIDES.org, na pessoa da Dra. Raquel Dezidério Souto, além de outras entidades acadêmicas. Os dados ainda serão publicados no Catálogo de Metadados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) do Brasil.

Projeto ativo (início em 2022).


YouthMappers UFRJ

Coordenação do desenvolvimento do Capítulo YouthMappers UFRJ. Parte de projeto internacional de pesquisa. Parceria com o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ. Projeto de extensão universitária do IGEO-UFRJ.

Projeto ativo (início em 2023).

Ver mais


Observatório do Mapeamento Participativo

Coordenação do Observatório do Mapeamento Participativo, rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, em parceria com o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ.

Projeto ativo (início em 2019).

Ver mais


EXPOSIÇÃO AMAZÔNIA NO MAPA

Exposição Virtual “Amazônia no mapa” – OBRAC 2023

Assessoria técnica para elaboração das provas práticas da edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Cartografia. Desenvolvimento do mapa web com uMap e OpenStreetMap.

Elaboração da exposição virtual Amazônia no Mapa, com os mapas das escolas participantes.

Projeto inativo (encerrado em 2023).

Ver mais

Mapa interativo uMap , com OpenStreetMap como mapa base, e com a distribuição das escolas participantes da primeira edição da OBRAC (2015) e da edição de 2023.

Mapa Dinâmico dos Casos de Covid-19 nas Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminenses

Web map da incidência dos casos de COVID-19 nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil).

Projeto inativo (encerrado em 2021).

Ver mais


Mapa da Poluição por Petróleo na Zona Costeira do Brasil – Desastre 2019-2020

Web map das localidades oleadas no desastre do petróleo, ocorrido nos anos de 2019-2020, que impactou quase 50% de toda a linha de costa brasileira.

Projeto inativo (encerrado em 2021).

Ver mais


Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Rio de Janeiro

Essa página foi desenvolvida como um atlas digital de mapas gerados automaticamente, para divulgar os resultados da análise de 40 indicadores de sustentabilidade, dentro das seis dimensões do ecodesenvolvimento propostas por Ignacy Sachs (social, econômica, cultural, espacial, política e ecológica), para os 34 municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro.

Projeto inativo (encerrado em 2006).

Ver mais

EVENTOS – COORDENAÇÃO E ASSESSORIA

Workshop Mapeamento Participativo e Cartografia Social – MPCS 2021

Coordenação do Workshop Mapeamento Participativo e Cartografia Social – MPCS 2021, que incluiu palestras de pesquisadores que se dedicam à temática e o lançamento do livro Mapeamento participativo e Cartografia Social: aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa, que pode ser acessado na seção de livros deste portal. O evento foi realizado em parceria com o Laboratório de Cartografia -GeoCart-UFRJ e portal Geocracia.

Ver mais


II SImpósio Internacional Pan-americano de Toponímia – SIPAT 2021

Secretaria Executiva do II Simpósio Internacional Pan-americano de Toponímia – SIPAT 2021, coordenação geral das equipes nacionais e administração da plataforma do evento, que foi realizado virtualmente, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2021. Editoração do volume de anais do evento, bilíngue (português/ inglês), contendo todos os resumos expandidos e trabalhos completos aprovados no evento.

Ver mais


Workshop Mapeamento Participativo e Cartografia Social – MPCS 2022

Coordenação do Workshop Mapeamento Participativo e Cartografia Social – MPCS 2022, que incluiu palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que se dedicam à temática. O evento foi realizado em parceria com o Laboratório de Cartografia -GeoCart-UFRJ.

Ver mais


Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2023

Assessoria técnica para elaboração das provas práticas da edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Cartografia. Desenvolvimento do mapa web com uMap e OpenStreetMap.

Projeto inativo (encerrado em 2023).

Ver página completa do mapa


State of the Map Brasil 2023 – SotM Brasil

IVIDES.org foi parceiro na organização do SotM Brasil 2023, primeira grande edição da comunidade brasileira de mapeadores do OpenStreetMap.

Projeto inativo (encerrado em 2023).

Ver mais