DISPONÍVEL PDF COMPLETO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MAPEAMENTO
COM OPENSTREEMAP
Acesse aqui o PDF

Devido à grande procura, o curso foi transformado em um curso, on-line, livre e de fluxo contínuo, com emissão de certificados a cada seis meses.
2. APÓS SE INSCREVER, VEJA ABAIXO O PROGRAMA E ACESSE O CONTEÚDO DAS PARTES DO CURSO.

APRESENTAÇÃO
O curso de Capacitação em mapeamento com OpenStreetMap oferece os recursos básicos necessários para a realização de mapeamentos colaborativos na Internet, desde a participação como um(a) mapeador(a) até a organização de uma mapatona (maratona de mapeamento coletivo) ou validatona (validação coletiva).
A concepção e instrução do curso é da Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org) e a carga horária é de 60h. Este curso é uma Iniciativa do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e maiores informações devem ser obtidas nesta página e por e-mail curso.osm.ivides@gmail.com.
A modalidade do curso foi transformada para fluxo contínuo e há, a cada seis meses, o processamento dos resultados e a emissão dos certificados. Os participantes devem enviar seus resultados (utilizando os meios indicados no final de cada parte do curso) e os mesmos serão avaliados remotamente. O participante receberá seu certificado pelo mesmo e-mail cadastrado no curso.
Para receber um certificado de aprovação, o participante deve ter completado satisfatoriamente e enviado 70% das dez atividades indicadas neste programa (ou seja, 7 atividades, no mínimo). Contato: curso.osm.ivides@gmail.com
CRONOGRAMA
| SEMANA 1 | PARTES 1 E 2 | Atividades 1A (obrigatória), 1B e 2 |
| SEMANA 2 | PARTE 3 | Atividade 3 (obrigatória) |
| SEMANA 3 | PARTES 4 e 5 | Atividades 4, 5A e 5B |
| SEMANA 4 | PARTE 6 | Atividades 6A e 6B |
| SEMANA 5 | PARTES 7 e 8 | Atividade 7 |

Este curso está licenciado com Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Isso significa que o conteúdo pode ser utilizado, adaptado e distribuído, desde que mencionada a autoria e mantida a mesma licença. E que é vedada a sua comercialização por terceiros. Favor observar que parte do conteúdo (como figuras da Wikimedia ou Wikipedia e de aplicativos) pode ser licenciado de outras formas.
Disclaimer: usage of the OpenStreetMap logo under the OSMF conditions. © OpenStreetMap contributors, under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license

COMO CITAR: SOUTO, Raquel Dezidério. Capacitação em mapeamento com OpenStreetMap. 60h. [online]. Rio de Janeiro: IVIDES DATA, 2025. https://curso-osm.ivides.org.
Problemas com sua conexão? Veja as dicas aqui
PROGRAMA
PROGRAMA [PDF] | APRESENTAÇÃO DO CURSO [PDF]
Clique nos títulos das seções principais para acessar o seu conteúdo.
🔗 PARTE 1 – O que é importante saber antes de mapear na web com OSM?
- Conceitos iniciais
- Escala, sistema de referência e projeção cartográfica
- Mapeamento na Internet (Web mapping)
- Ponto de interesse (POI) e área de interesse (AOI)
- Informação geográfica voluntária (VGI) e SIG de participação pública (PPGIS)
- Tipos de variáveis e formatos de dados geoespaciais
- Transformando variáveis qualitativas em quantitativas
- O que é o OpenStreetMap (OSM) e o que ele não é!
- Licença ODbL: o que isso implica na prática
- O que são mapatonas e validatonas
- O que não posso esquecer ao mapear com OpenStreetMap
Atividade 1A – OBRIGATÓRIA – Criar uma conta no OpenStreetMap, em https://osm.org, e informar, clicando no LINK PARA O FORMULÁRIO.
Atividade 1B – Apresentar-se à organização do curso, enviando e-mail para: curso.osm.ivides@google.com.
🔗 PARTE 2 – Modelo de dados e armazenamento no OpenStreetMap
- Elementos
- Objetos
- Rótulos
- Expressão dos elementos em XML
Atividade 2 – Enquete (Quiz) sobre os conceitos da parte 2. Clique no título acima (PARTE 2), para acessar o formulário da enquete no botão azul, no final da página. Atenção: a atividade 2 será considerada como realizada se houver acerto de 70% ou mais das questões (sete ou mais das 10 incluídas no formulário). As notas serão enviadas por e-mail, após a realização do curso e o período de avaliação.
🔗 PARTE 3 – Download e upload de dados OpenStreetMap
- Download de dados, segundo o volume de dados e a temática
- Upload de dados – iD, RapiD, JOSM, APPs, API do OSM
- Programas que realizam conversão entre formatos de arquivos de dados
- Programas que realizam a importação (e exportação) de dados com o RSGBD PostgreSQL
Atividade 3 – OBRIGATÓRIA – Elaborar um projeto resumido de mapeamento, em uma área relativamente pequena a escolher, contendo as informações listadas abaixo. Seguir as orientações que constam na parte 3, para envio dos seus resultados.
- Objetivo geral do mapeamento – por exemplo: mapear as árvores de um parque;
- Localização geográfica – escolher uma área pequena (para ser possível realizar as atividades seguintes no OSM) e registrar (anotar, guardar) o seu retângulo envolvente (as coordenadas geográficas em graus decimais dos vértices); os nomes de localidade, município, província, estado, região, país e outros;
- Duração temporal do mapeamento – seria um mapeamento apenas com data de início? Ou um mapeamento de curto, médio ou longo prazos, com datas de início e fim?
- Tipos de variáveis – quantitativas e/ou qualitativas;
- Fontes de dados adicionais – quais poderiam ser as fontes de dados, além dos dados do OSM, mas também livres (como os dados oficiais públicos), importantes para este mapeamento?
- Fluxograma de execução – qual seria a sequência das etapas de mapeamento, desde o seu planejamento até a exibição dos resultados finais?
- Recursos humanos e materiais – quais recursos estão disponíveis para este mapeamento? Seriam necessários aplicativos de campo, por exemplo, ou apenas o laptop e uma conexão de Internet seriam suficientes?
- Cronograma simples das etapas
🔗 PARTE 4 – Download de dados e acesso aos editores mais utilizados
- Consulta e download dos dados em https://osm.org
- Download no QGIS (versão 3.22 ou superior) – plugins QuickOSM e QuickMapServices
- Consulta no OverPass Turbo
- Acessos pelo editor iD e pelo JOSM
Atividade 4 – Realizar download de dados do OSM, referentes à área escolhida no projeto de mapeamento (realizado na Atividade 3), no formato de arquivo .osm. Caso realize o download em outro formato, será necessário convertê-lo para .osm. O arquivo deve ser enviado por e-mail, seguindo as instruções da seção PARTE 4 – Tarefas.
🔗 PARTE 5 – Editores iD e RapiD e gestores de tarefas (HOT Tasking Manager/ TeachOSM Tasking Manager)
- Uso do editor iD, editor default (padrão) em https://osm.org
- Uso do editor RapiD
- Uso dos gestores de tarefas: HOT Tasking Manager e TeachOSM Tasking Manager
Atividade 5A – Realizar o mapeamento de 10 objetos na área escolhida para o projeto de mapeamento (realizado na Atividade 3), utilizando o editor iD em https://osm.org.
Atividade 5B – Realizar o mapeamento de todos os objetos dos tipos edificações e vias, em uma das tarefas do projeto de mapeamento de áreas suscetíveis a desastres em Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. Esta atividade é realizada no TeachOSM Tasking Manager. Veja na seção PARTE 5.
** Atenção: Para o caso de ter realizado qualquer uma das atividades, é necessário preencher, uma única vez, o formulário disponível na seção PARTE 5 – Tarefas, com os seus resultados. A partir dos seus dados, será realizada a avaliação após o término do curso.
🔗 PARTE 6 – Editor JOSM
- Detalhamento do uso do editor JOSM
- Download, validação e upload de dados no JOSM
Atividade 6A – Realizar o download dos dados da quadrícula que editou no projeto Maricá (na Atividade 5B), pelo JOSM, utilizando o controle remoto (que é um recurso do próprio programa).
Atividade 6B – Realizar a validação mínima dos objetos (feições) obtidos na Atividade 6A, utilizando a ferramenta de validação do JOSM. Realizar novo upload dos dados para o OSM, ao final da correção dos erros indicados.
** Atenção: Para o caso de ter realizado qualquer uma das atividades, é necessário preencher, uma única vez, o formulário disponível na seção PARTE 6 – Tarefas, com os seus resultados. A partir dos seus dados, será realizada a avaliação após o término do curso.
🔗 PARTE 7 – Mapeamento no campo: aplicativos para dispositivos móveis
- APPs para editar pontos de interesse (POI) e áreas de interesse (AOI)
- APPs para realizar registro de fotografias
- APPs para gravação de rotas
Atividade 7 – Realizar o upload de alguns pontos de interesse (POIs) na área onde reside, utilizando um aplicativo para telefone celular, de sua preferência.
🔗 PARTE 8 – Como planejar mapatonas e se comunicar
- Dicas para o planejamento de mapatonas
- Principais canais de documentação e comunicação
Atividade: Não há atividade nesta parte.

