
O Mapa dinâmico da incidência de COVID-19 nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil) foi desenvolido pela Dra. Raquel Dezidério Souto e mantido entre 2020 e 2021, integrando o Atlas COVID-19 Norte e Noroeste Fluminense e é fruto da parceria entre o entre o Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e UFF-Campos dos Goytacazes.

O Mapa apresenta a distribuição espacial da incidência da doença, documentando os seguintes planos de informações: Infraestrutura de Saúde, Casos Positivos Ativos de COVID-19 e Casos Confirmados de COVID-19, a partir dos dados municipais publicados.
Os municípios são coloridos automaticamente, segundo classes quantitativas dos casos positivos ativos e casos confirmados de COVID-19. Os dados sobre infraestrutura de saúde são disponibilizados por meio de etiquetas, que surgem ao clique do ícone, exibindo a geolocalização, os endereços e demais informações úteis, acerca dos aparelhos de saúde (hospitais especializados e centros de triagem) e os recursos humanos envolvidos no combate à COVID-19 (médicos pneumologistas, imunologistas, infectologistas, enfermeiros e intensivistas, fisioterapeutas respiratórios), além do total de respiradores em cada município.
Ícones elaborados

Hospital especializado

Centro de triagem

Hospital especializado
e com centro de triagem
Solução
- OpenStreetMap (como base layer)
- Leaflet
- HTML+CSS
- Plugin Leaflet.Shapefile (de Calvin Metcalf)
Planos de informações
- Casos positivos ativos de COVID-19
- Casos confirmados de COVID-19
- Infraestrutura de Saúde
Atributos mapeados
- Mesorregião
- Geocódigo IBGE
- Casos positivos ativos de COVID-19
- Casos confirmados de COVID-19
- Óbitos por COVID-19
- População (2019)
- Área territorial (Km2)
- Densidade demográfica (hab./Km2)
- Hospitais especializados
- Centros de triagem
- Médicos pneumologistas (SUS)
- Médicos pneumologistas (Rede Privada)
- Médicos imunologistas (SUS)
- Médicos imunologistas (rede privada)
- Médicos infectologistas (SUS)
- Médicos infectologistas (rede privada)
- Enfermeiros e intensivistas (SUS)
- Enfermeiros e intensivistas (rede privada)
- Fisioterapeutas respiratórios (SUS)
- Total de respiradores
Para saber mais sobre esta iniciativa, por gentileza, entrar em contato pelo e-mail ivides@ivides.org.
Projeto encerrado (2021).
