YouthMappers UFRJ

Caminho para novos(as) mapeadores(as) do YouthMappers UFRJ!

🌎 Participar das atividades promovidas pelo projeto, sempre que possível.






Ver o mapa em tamanho maior.




Missão


O capítulo YouthMappers UFRJ foi constituído para oferecer treinamento em mapeamento colaborativo e, especialmente, com OpenStreetMap e FOSS4G (free and open source software for GIS); e desenvolver pesquisas utilizando dados colaborativos, como meio para subsidiar informações sobre o estado do Rio de Janeiro (Brasil). O Capítulo YouthMappers UFRJ visa contribuir com o suporte informacional para a pesquisa e a tomada de decisão (e outras finalidades) e faz parte do HUB YouthMappers Rio de Janeiro, Brasil.

A temática escolhida para início do desenvolvimento das atividades de mapeamento no estado é a redução dos riscos e desastres (RRD), com foco nas áreas de risco do estado do Rio de Janeiro. Adiante, serão contempladas outras temáticas, como o mapeamento de árvores ou o desenvolvimento de aplicações na web.

Para conhecer mais sobre o capítulo, visite o portal do projeto local YouthMappers UFRJ e o portal internacional YouthMappers.org. Para entrar em contato sobre esta iniciativa: ivides@ivides.org ou ym.ufrj@gmail.com.


Palestras e minicursos


GIS DAY 2023 no #osmgeoweek

Evento realizado no OSM Geography Awareness Week e com a participação de representantes das Defesas Civis de Maricá e de São Gonçalo; e do Ministério da Saúde. Veja mais no YouTube.

Dados geoespaciais na Internet

Aula ministrada na Jornada Interna do Laboratório de Cartografia – GeoCart/UFRJ, em 07 de julho de 2022.


Geocodificação com OpenStreetMap

Palestra ministrada no XX Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – LATINOWARE’2023, detalhando os principais editores on-line e aplicativos utilizados no mapeamento com o OpenStreetMap.

Mapeamento no OpenStreetMap para redução de riscos de desastres (RRD)

Palestra ministrada no encerramento do curso de Capacitação em Mapeamento com OpenStreetMap.


Solís, P.; Zeballos, M. Open Mapping towards Sustainable Development Goals: Voices of YouthMappers on Community Engaged Scholarship. Springer, 2023.

Download PDF Livro

O capítulo YouthMappers UFRJ tem seu início com ações que consistem na promoção de capacitação em mapeamentos colaborativos, com a utilização da base cartográfica colaborativa digital OpenStreetMap. Este projeto é coordenado pelo Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ, em parceria com o Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada – LiGA-UFRRJ e o Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais – Espaço-UFRJ. Internacionalmente, o projeto tem parceria com o Projeto YouthMappers.


Realização e parcerias


Lab. GeoCart-UFRJ
Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT)
YouthMappers internacional
TeachOSM
Lab. Espaço-UFRJ
Lab. LiGA-UFRRJ
YouthMappers UFRRJ
YouthMappers UFF (Niterói)
Mapeadores Livres
YouthMappers UERJ
Lab. Labmodel-UERJ
GEA-UERJ
YouthMappers UFV
YouthMappers at UFBA
YouthMappers UFPI