O mapa Web Mapa colaborativo das zonas costeira e marinha é fruto do desenvolvimento de plataforma colaborativa digital, on-line e 100% em software livre, para mapeamento de diferentes aspectos das zonas costeira e marinha do Brasil, utilizando a base cartográfica global OpenStreetMap e sua base temática OpenSeaMap, além de alguns softwares relacionados. O projeto é coordenado pela Dra. Raquel Dezidério Souto e promovido pelo Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org®, estando integrado à plataforma de iniciativas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mantida pelas Nações Unidas – Sustainable Brazilian Ocean and Coasts Initiative – #Scientific community (OceanAction43529).
No mapa, estão disponíveis camadas relacionadas aos mapeamentos sistemático e temático da área de interesse. Dados oficiais recentes foram incluídos, em um esforço de promover a visibilidade dos dados abertos, relacionados às zonas costeira e marinha do País.
CAMADAS DO MAPA
Foram incluídas 46 camadas de dados oficiais brasileiros e de contribuidores do OpenStreetMap, além das 24 camadas de dados obtidos por micromapeamento.
O geoserviço do OpenSeaMap foi utilizado como uma camada de sobreposição (Overlay). Abaixo, são listadas as diferentes fontes de dados que integram as 70 camadas do mapa.
- Base layer do OpenStreetMap (OSM-Fr), sob licença ODbL;
- Overlay do OpenSeaMap, sob a licença ODbL;
- Dados dos contribuidores do OpenStreetMap, sob a licença ODbL;
- Dados de órgãos oficiais brasileiros, sob domínio público ou licença compatível com ODbL; e
- Dados enviados espontaneamente pelos colaboradores da pesquisa, com licença caso a caso.
Parte das camadas contempla os microdados, enviados de modo remoto e voluntário pelos colaboradores. Este método de mapeamento supre os dados que não podem ser captadas pelos métodos cartográficos tradicionais.
A pesquisadora agradece à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ), que proporcionaram esta oportunidade de desenvolvimento. Agradece especialmente ao Laboratório de Cartografia (GeoCart-UFRJ) e aos demais laboratórios e grupos parceiros.