Equipe

PRESIDENTA


Dra. Raquel Dezidério Souto

Página pessoal | Lattes | Orcid

Raquel Dezidério Souto é presidenta do no Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e pesquisadora, em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGG-UFRJ (2019 – ). Doutora em Ciências (Geografia) pelo mesmo programa. Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE-IBGE. Bacharela em Oceanografia pela Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FAOC-UERJ. Professora associada ao Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ. Coordena a rede YouthMappers UFRJ, em cooperação com o capítulo YouthMappers UFRRJ. Integra a comunidade de usuários do OpenStreetMap, no Brasil e no exterior. Principais áreas de atuação: Gerenciamento Costeiro Integrado, Planejamento Espacial Marinho, Oceanic Data and Information System (UNESCO-IOC/ODIS), Mapeamento participativo e colaborativo, Geoprocessamento, Indicadores de Sustentabilidade, Estudos Populacionais, FOSS4G, WebGis com Software Livre e Oceanografia.

PESQUISADORES


Dra.  Aichely Rodrigues da Silva

Lattes

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve (UAlg) – Portugal (2019). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2010). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Foi professora substituta na Universidade Estadual do Maranhão – Campus Imperatriz (2011 – 2013). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem, bacias hidrográficas e qualidade das águas.


Dr.  André Cavalcante da Silva Batalhão

Lattes

Pesquisador Associado ao Center for Environmental and Sustainability Research – CENSE, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Universidade Nova de Lisboa. Pesquisador Associado no Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar – CEPECAF, FCAV-UNESP, campus Jaboticabal-SP. Pesquisador Associado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS), EESC/SHS, USP.

Doutor em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás (CIAMB/UFG) com co-tutela na Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA (2013), Pós-graduado em Finanças e Banking pela Universidade Paulista (2010), Pós-graduado em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: Indicadores de Sustentabilidade; Ferramentas de Avaliação de Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Práticas e Ações Sustentáveis; Gestão Ambiental e da Sustentabilidade; Políticas Públicas; Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos; Gestão de região de bacia hidrográfica; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.


Biol. Beatriz Vanacôr Barroso Bandeira de Mello

Lattes

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2009). Atualmente é membro colaborador do Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Já ministrou cursos e aulas práticas sobre Ecologia de Ambientes Recifais e trabalha com Educação Ambiental em escola municipal da comunidade costeira do setor Norte-fluminense do Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: peixes recifais da costa brasileira e Macroecologia comparada entre ambientes recifais da costa brasileira.


Claudinei José Rodrigues

Lattes

Bacharel e Licenciado Pleno em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Fez pós graduação lato sensu em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006) e mestrado profissional em Pericia Criminal Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, desempenhando suas funções como responsável técnico do Laboratório de Análise da Água da Estação Ecológica de Carijós em Florianópolis-SC. Atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, qualidade de água, impactos ambientais associados a degradação da qualidade dos recursos hídricos no entorno de unidades de conservação.


Daiane Johann

Lattes

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, na linha de Pesquisa em Sustentabilidade, Organizações e Sociedade (2020). Membro do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão – GESeG. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, na linha de Pesquisa de Gestão Estratégica e Relações com o Mercado, pela Faculdade Meridional – IMED – Business School, (2016). Especialista em Desenvolvimento de Talentos e Gestão de Pessoas pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM (2008). Bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2007). Experiência como Docente nos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos e Logística.


Dr. Deivdson Brito Gatto 

Lattes

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na linha de pesquisa “Sustentabilidade e Governança Ambiental”. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFAL. Atuou como professor nos cursos de pós  graduação da Universidade Tiradentes, como professor titular no Centro Universitário Cesmac e como professor de graduação e pós graduação da Universidade Aberta do Brasil – UAB, na Universidade Federal de Alagoas – Ufal e Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Participou também do projeto de análise conjuntural sobre ODSs (Agenda 2030) e efetividade das estruturas de financiamento públicas, privadas e mistas produzido pelo Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Gema, do Instituto de Economia da UFRJ, em parceria com o PNUD e Ministério do Meio Ambiente.


M.Sc.  Douglas Vieira da Silva

Lattes

Doutorando em Meteorologia no Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo – IAG-USP. Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Bacharel em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO-USP. Atuou em projetos sobre o comportamento do meio físico do mar, lagunas e estuários da região sul e sudeste do Brasil usando técnicas de modelagem computacional e sensoriamento remoto. Paralelamente, participou na produção de material editorial de difusão das ciências marinhas a partir da produção de projetos gráficos e infográficos para materiais.


Flávio Santos de Lacerda Soares

Manutenção dos sistemas.


Bal. Jaísa Vedana 

Lattes

Bacharela em Oceanografia pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI/ SC) e técnica em aquicultura pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente, cursa o Mestrado em Clima e Ambiente no IFSC. Em 2013, participou de intercâmbio de dupla titulação com a Universidade Católica de Valência, na Espanha, quando teve a oportunidade de estagiar no Museu Oceanográfico de Valência. Interesses de pesquisa: gestão integrada da costa; políticas públicas e ações sustentáveis; ecologia e geomorfologia de ambientes costeiros e marinhos; serviços ecossistêmicos; preservação e conservação dos ambientes e da vida marinha; cultivo de organismos marinhos consorciados; macroalgas marinhas endêmicas da costa brasileira; geração de energia a partir de fontes renováveis; sociedade, natureza e oceanografia.


Dra.  Lidiane dos Santos Lima

Lattes

Bacharela em oceanografia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestra (2010) e doutora (2016) em Engenharia Oceânica, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e especialista em Análise Ambiental e Gestão de Território (2017) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE. Atualmente realiza pesquisas em pós-doutorado na Área de Engenharia Costeira do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE-UFRJ e exerce a função de hidróloga na Secretaria de Proteção e Defesa Civil em Maricá, RJ. Principais áreas de atuação:  Modelagem ambiental; Planejamento ambiental; Oceanografia física; Recursos hídricos, Gerenciamento Costeiro Integrado e Geoprocessamento.


M.Sc.  Marco Antônio Alves da Silva

Lattes

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química da UFRJ (1992) e mestrado em Química Orgânica pela mesma instituição (1995). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise (Química e Fotoquímica), Síntese Orgânica, Espectroscopia e Modelagem Molecular. Tem experiência no Magistério, atuando nos Ensinos Superior e Básico. 


Rita de Cássia Dutra

Lattes

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestrado em Engenharia Civil (Gestão Territorial Urbana) pela UFSC(2011). Atualmente bolsista da Capes, doutoranda no programa de pós-graduação em geografia (UFSC), pesquisando o tema: eventos climáticos extremos e impactos nas zonas costeiras.


Valéria Gonçalves da Vinha

Lattes

Professora-associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, do mesmo Instituto (PPED/IE/UFRJ), além de pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT-PPED). Fez Pós- Doutorado na Columbia University (NY/EUA), Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e mestrado em História Econômica no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (IFCHS/UFF). Suas pesquisas concentram-se nas seguintes temáticas: estratégias empresariais e sustentabilidade; regulação e auto-regulação socioambiental; formas de uso dos recursos naturais e conflitos socioambientais. Fundamenta teoricamente seus trabalhos na Sociologia Econômica, na Economia Institucionalista e na Economia Ecológica.

VOLUNTÁRIOS


Adriana da Silva Ribeiro 

Lattes

Administradora de empresas pela Faculdade Santa Helena. Pós-graduada em Finanças e Controladoria pela mesma Faculdade. Atualmente, cursando o primeiro período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Principais interesses de pesquisa: gerenciamento costeiro, preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.


Anderson de Queiroz Pontes 

Lattes

Técnico em meio ambiente integrado pelo Instituto Federal Fluminense – IFF (2012). Possui experiência como estagiário na Estratégia Jr. Consultoria (que funciona nas dependências do pólo universitário da UFF situado em Campos dos Goytacazes/ RJ) e na Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Bolsista de iniciação científica da FAPERJ (2013-2014) e bolsista do Programa Petrobrás de Formação de Recursos Humanos (PFRH), em convênio com o IFF (2010-2011). Atualmente, é aluno do curso de Bacharelado em Geografia, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (ESR/ UFF). Principais interesses de pesquisa: Geografia Física, Gerenciamento Costeiro, Desenvolvimento Sustentável e Desastres Naturais.


Daniel Orsi da Costa

Linkedin

Técnico em eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), da Universidade de Campinas (2018). Principais interesses de pesquisa: preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.


Mithaly Salgado Correa 

Lattes

Estudante de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do Projeto de Extensão Universitária do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT – UFRJ). Principais interesses de pesquisa: geografia marinha e costeira, geomorfologia costeira, geomorfologia geral, áreas de risco, encostas, desastres naturais, preservação ambiental, geografia urbana.


Ricardo Chrystian Matos Carvalho

Lattes

Aluno de graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Alagoas. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e monitor na disciplina de Oceanografia Física. Possui conhecimento em Sistemas Operacionais Unix\Linux. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: Meteorologia, Oceanografia e modelagem numérica computacional.