Informações para redução de riscos e desastres (RRD) no município de Maricá – Rio de Janeiro, Brasil

Este web map faz parte da pesquisa em desenvolvimento que visa disponibilizar uma plataforma de mapeamento dos dados oficiais e colaborativos, no âmbito da redução de riscos e desastres que têm ocorrido no estado do Rio de Janeiro (Brasil), tendo o município de Maricá como área de interesse (AOI) piloto do projeto. Visite também o mapa dinâmico (uMap).

Pesquisa em desenvolvimento (início: mar. 2023). Coordenada pela Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org), em cooperação com o grupo de mapeadores do YouthMappers UFRJ. Para entrar em contato, envie e-mail para ivides@ivides.org ou preencha este formulário.

A seguir, a lista de camadas e o web map, que está sendo desenvolvido com OpenStreetMap, WordPress e Leaflet Map. Fontes dos dados descritas nas etiquetas. Background (WTMS): OpenStreetMap, HOT-OSM (Humanitarian OpenStreetMap), OpenTopoMap e Esri World Imagery. Fontes dos ícones: Font Awesome e Flaticon. São ainda disponibilizadas as previsões meteorológicas em tempo real do Windy.com.

Aviso legal: esta página web (“conjunto da obra”) é licenciada com CC BY-NC-SA, salvo disposição em contrário dos componentes da mesma. IVIDES.org é uma marca registrada. Como citar esta pesquisa: SOUTO, Raquel Dezidério. Informações para redução de riscos e desastres (RRD) no município de Maricá – Rio de Janeiro, Brasil. Mapa web. Disponível em https://ivides.org/infomarica.

Última atualização: 14 fev. 2024.


Este web map é melhor visualizado no laptop. No celular, visualizar em landscape (tela deitada). Clique nos ícones para ver as informações nas etiquetas.


Mais de 40 camadas de parâmetros: temperatura, precipitação, pressão …


Áreas sujeitas a inundações e alagamentos – Freitas & Freitas (2022) – em andamento
Áreas sujeitas a movimentos de massa – Freitas & Freitas (2022) – em andamento
Classificação da costa quanto à vulnerabilidade à erosão costeira – Lins-de-Barros (2005) – em andamento
Clínicas e postos de saúde – IBGE (Censo Demográfico 2022); Secretaria Municipal de Saúde de Maricá (2024); OpenStreetMap – em andamento
Escolas (públicas e privadas) – IBGE (Censo Demográfico 2022); Secretaria Municipal de Educação de Maricá (2024); OpenStreetMap – em andamento
Estações de alerta e alarme geológicos (EAAG) – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (2024) – COMPLETO (07 fev. 2024)
Estações de alerta e alarme hidrológicos (EAAH)Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (2024) – COMPLETO (07 fev. 2024)
Estações hidrológicas – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (2024) – em andamento
Estações meteorológicas – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (2024) – em andamento
Hidrantes – Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (2024) – em andamento
Hospitais – IBGE (Censo Demográfico 2022); Secretaria Municipal de Saúde de Maricá (2024); OpenStreetMap – em andamento
Hotéis e pousadas – IBGE (Censo Demográfico 2022); OpenStreetMap – em andamento
Igrejas – IBGE (Censo Demográfico 2022); OpenStreetMap – em andamento
PluviômetrosRede de Monitoramento – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (2024) – em andamento
Vilas e povoados; Localidades – OpenStreetMap – em andamento


Esta pesquisa relaciona-se com os seguintes objetivos do desenvolvimento sustentável (Agenda 2030). Para saber mais, clique nos ícones:


Áreas sujeitas a inundação e movimentos de massa em Maricá, Rio de Janeiro, Brasil, de acordo com Freitas & Freitas (2022, p. 470, fig. 5):


Referências dos dados

Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro

Freitas, Alessandra C. de; Freitas, Fabíola S. de. Prática educativa voltada à redução dos riscos e desastres hidrológicos da cidade de Maricá, RJ. In: SOUTO, R. D. (org.). Gestão ambiental e sustentabilidade em áreas costeiras e marinhas: conceitos e práticas. Vol. 2. Cap. 22. Rio de Janeiro: IVIDES.org, 2022. 768 p. Disponível em: https://ivides.org/livros.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Lins-de-Barros, Flavia Moraes. Risco e vulnerabilidade à erosão costeira no município de Maricá. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/16/teses/648563.pdf.

OpenStreetMap

Secretaria de Educação de Maricá – RJ

Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá – RJ

Secretaria de Saúde de Maricá – RJ