Plataforma Colaborativa para Mapeamento dos Remanescentes Industriais na Cidade do Rio de Janeiro

Consultoria para o desenvolvimento de plataforma web para mapeamento colaborativo dos remanescentes industriais na Cidade do Rio de Janeiro. Parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – PROURB-FAU-UFRJ.

O projeto em questão, denominado por Atlas Digital Colaborativo de Remanescentes Industriais: subúrbios ferroviários da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro , tem a coordenação geral da Profa. Dra. Paula Albernaz (PROURB-FAU-UFRJ)e está sendo desenvolvido em colaboração com o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ e o Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org.

A coordenação do desenvolvimento da plataforma colaborativa é da Dra. Raquel Dezidério Souto. (GeoCart-UFRJ e IVIDES.org). O M.Sc. Francisco Gomes (doutorando no GeoCart-UFRJ) integra a equipe e é o responsável pelo capacitação nos softwares QGIS e ArcGIS Online. Participam desta pesquisa, o Prof. Dr. Paulo Márcio Leal de Menezes e o Prof. Dr. Manoel do Couto Fernandes (coordenadores do GeoCart-UFRJ).

Solução


  • QGIS
  • KoboToolbox
  • StoryMaps
  • ArcGIS Online

Registros do desenvolvimento do projeto


Reuniões de trabalho da equipe, conduzidas pela Dra. Raquel Dezidério Souto, em 04 de julho e 11 de setembro de 2023, sobre o desenvolvimento dos formulários on-line, utilizanddo o KoboToolbox.


Capacitação da equipe em QGIS e outros recursos, conduzida pelo doutorando Francisco C. M. Gomes, nas dependências do Departamento de Geografia (CCMN-UFRJ), em abril a junho de 2023.

Colaboram nesta pesquisa